Pular para o conteúdo principal

QUEM SOMOS?

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

    A Ordem Franciscana Secular (OFS) é uma associação de fiéis. No seio da Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), a OFS ocupa posição específica que se configura como uma união orgânica de todas as fraternidades católicas espalhadas pelo mundo e abertas a todos os grupos e fiéis (Sejam estes Ordenados ou leigos que não estejam ligados a outra espiritualidade ou Ordem Religiosa). Assim, os irmãos e as irmãs, impulsionados pelo Espírito a atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular (Cf. Reg. 2; CCGG. Art. 3º), são empenhados pela Profissão (no espírito dos conselhos/ votos evangélicos de Pobreza, Obediência e Castidade) a viver o Evangelho à maneira de São Francisco e mediante a Regra confirmada pela Igreja.

    A Ordem Franciscana Secular tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, seu fundador e fonte de inspiração. No início de sua história vê-se reconhecida pela Igreja como irmãos e irmãs da penitencia. O Papa Honório III escreveu a colaboração do Cardeal Hugolino em escrever a primeira Regra “Memoriale Propositi” com a primeira denominação Ordem da Penitência, confirmada pelo Papa Gregório IX. Em 18 de agosto de 1289 o Papa franciscano Nicolau IV, com a Bula “Supra Montem” reconhecia São Francisco como fundador da Ordem da Penitência e a denominava de Ordem Terceira de São Francisco. Em 1883, o Papa Leão XIII promulga uma nova Regra, com a Constituição “Misericors Dei Filius”.

Neste espírito, a OFS - também conhecida como Ordem Terceira de São Francisco de Assis (OTF) e Terceira Ordem Franciscana (TOF), é formada por cristãos que permanecendo no mundo, na diversidade de estado civil e condição social, se comprometem, por vocação a viver o Evangelho, em Fraternidade, observando a Regra aprovada pela Igreja Católica Apostólica Romana (Cf. Cânon, 702,1 = 587,2 - 303), a qual mediante a Carta Apostólica “Seraphicus Patriarcha”, de 24 de junho de 1978, com Breve do Pontífice Paulo VI, “Sob o anel do pescador”, aprovou a Regra renovada da Ordem Franciscana Secular, que ab-roga e substitui a anterior do Papa Leão XIII.

Logo da OFS do Brasil

Logo da OFS do Brasil

    Por tanto, a expressão do apostolado franciscano secular é ser Presença no mundo: ser Igreja em saída, um laicato maduro com formação humana/ cristã/ franciscana. Atuando deste modo, na família, no trabalho, na Igreja, na transformação da sociedade, construindo um mundo mais humano, fraterno e solidário. Assim, por meio do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) em articulação com o Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia (SINFRAJUPE), vivemos o evangelho de nosso senhor Jesus Cristo e buscamos estar ao lado dos mais pobres como pessoas marginalizadas (em especial enfermos e idosos) e somos afiliados ao Conselho Nacional do Laicato do Brasil.

    Sempre quando uma Fraternidade dos Frades chegava em uma localidade, logo nossos irmãos cuidavam de formar e Erigir uma Fraternidade da OFS. Assim, com a chegada dos Frades Capuchinhos em Belém do Pará, em 1900, cuidou-se de  iniciar a Fraternidade São Francisco de Assis, da Terceira Ordem, em 04 de outubro de 1907. A partir de então, várias outras Fraternidades foram sendo erigidas na região e hoje temos a seguinte ordem cronológica das 15 Fraternidades Ativas: 

FRATERNIDADES EM ORDEM CRONOLÓGICA DE EREÇÃO

SÃO FRANCISCO DE ASSIS, BELÉM, EM 04/10/1907 (Dia do patrono - 04/10)

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, ABAETETUBA, EM 04/10/1949 (Dia do patrono - 08/12)

N. SRA DO PERPÉTUO SOCORRO, CAPANEMA, EM 18/08/1974 (Dia do patrono - 27/06)

N. SENHORA DE NAZARÉ, VIGIA, EM 03/11/1978 (Dia do patrono - 2º Domingo de setembro)

SÃO FRANCISCO IRMÃO MENOR, ABAETETUBA, EM 31/01/1987 (Dia do patrono - 04/10)

SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS, CASTANHAL, EM 10/01/1988 (Dia do patrono - 17/09)

N. SENHORA DAS GRAÇAS, SÃO JOÃO DE PIRABAS, EM 30/06/1991 (Dia do patrono - 27/11)

SÃO SEBASTIÃO, VIGIA, EM 14/03/1993 (Dia do patrono - 20/01)

SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS, MACAPÁ/ AP, EM 14/12/1997 (Dia do patrono – 17/09)

NOSSA SENHORA DOS ANJOS, ICOARACI/BELÉM, EM 06/06/2004 (Dia do patrono - 02/08)

SÃO FRANCISCO PENITENTE, IGARAPÉ-AÇU, EM 22/02/2009 (Dia do patrono – 04/10)

FREI DAMIÃO DE BOZZANO, TUCURUÍ, EM 17/11/2012 (Dia 31/05 – Falecimento de Frei Damião de Bozzano)

CRISTO BOM PASTOR, BREU BRANCO, EM 02/06/2019 (Dia do patrono - 4º domingo da Páscoa)

SANTO ANTº DE SANT'ANA FREI GALVÃO, MARABÁ, EM 22/10/2022 (Dia do patrono – 25/10)


Logo da OFS - Regional Norte 2

A organização de nosso Regional iniciou em 01 de novembro de 1981, depois da Missa Solene presidida por Frei Ângelo Olginatti, OFM Cap, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Capanema – Pará, com a participação de irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular, reuniram-se na Casa Franciscana os representantes dos núcleos e Fraternidades da OFS do Pará, com a presença do Ministro da Segunda Região do Maranhão, o irmão Antônio Alves Monteiro, representante da Ministra Nacional da OFS do Brasil, irmã Celina Braga de Campos e em nome do Conselho Nacional declarou a implantação da XIII Região da OFS do Brasil formada pelos estados do Pará e Amapá, desmembrada da II Região do Maranhão e constituída pelas Fraternidades e Núcleos da OFS do Pará pertencentes as Dioceses de Abaetetuba, Santarém e Arquidiocese de Belém, totalizando o quantitativo de 15 Fraternidades e 1 Núcleo.

A vida do franciscano secular é vista como uma caminhada de crescimento global da pessoa humana e cristã na escuta do chamado de Deus e da conversão contínua ao Seu projeto, “passando do Evangelho à vida, e da vida ao Evangelho” (Cf. Reg. 4). A os franciscanos seculares são chamados a colaborar na construção da Igreja, como sacramento de salvação para todos os homens e mulheres, e constituídos pelo Batismo e pela Profissão <<Testemunhas e instrumentos da sua missão>> anunciam Cristo pela vida e pela palavra (cf. Reg. 6). O seu apostolado preferencial é o testemunho pessoal no ambiente em que vivem e o serviço para a edificação do Reino de Deus nas realidades terrestres.

HISTÓRICO DA OFS REGIONAL NORTE 2

Capítulo da OFS Regional N2

  Houve posteriormente a posse do primeiro Conselho, tendo como irmãos: Maurício de Souza Corrêa, Ministro Regional; Amélia Catarina Lobo, Vice-ministra e Primeira Conselheira; João Materno, Segundo Conselheiro; Deuzarino Almeida, Terceiro Conselheiro; Zimar Gomes Oliveira, Quarto Conselheiro; Maria do Socorro de Vasconcelos Nevez, Secretária e Relações Públicas; Cosme Moreira de Souza, Primeiro Tesoureiro; Adélia Piedade, Segunda Tesoureira; Romualdo de Jesus Gomes, Ala Paciente; e Frei Ângelo Olginati OFMCap, Assistente Espiritual Regional.

    Os membros eleitos foram: Ministro Regional, Maurício de Souza Corrêa; Vice-ministra, Diomar Carneiro de Souza; Secretária, Terezinha Moreira da Silva; Tesoureiro, Cosme Moreira de Souza. O conselho se mostrava atuante, sempre em Visitas Fraternas para ter um acompanhamento mais assíduo das fraternidades locais, assim como a presença em todos os Capítulos Eletivos e Avaliativos, tendo como principal objetivo o auxílio aos conselhos locais mediante suas dificuldades e avanços.

Assim, nos dias 24 e 25 do mês de maio de 1986 também na cidade de Capanema, ocorreu o primeiro Capítulo Eletivo da XIII Região com a presença do Assistente Regional Frei Ângelo Olginati OFMCap, do Ministro Regional da II Região do Maranhão, Antonio Alves Monteiro representando a ministra nacional, assim como com a presença dos ministros (as) das fraternidades locais, totalizando 26 capitulares.


Capítulo Eletivo - 1997


   Em 10 de março de 2002, durante o XXVII Cap. Nacional Intermediário de Avaliação da OFS do Brasil, realizado em Hidrolândia/ GO, foi apresentada a solicitação do Regional Norte 2 para que fosse aprovada a divisão do mesmo e consequente criação da nova Região Norte 3, o que foi levado a efeito.

    No momento, o Regional Norte II Pará leste e Amapá, atualmente denominado, com oconta com o quantitativo de 14 Fraternidades e 2 núcleos, divididos em 4 Distritos que são: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Capanema e Nossa Senhora das Graças – São João de Pirabas (1º Distrito); São Francisco de Assis – Belém, Nossa Senhora dos Anjos – Distrito de Icoaraci, São Francisco Irmão Menor e Nossa Senhora da Conceição - Abaetetuba e São Francisco das Chagas – Macapá/AP (2º Distrito); São Francisco de Assis – Castanhal, Nossa Senhora de Nazaré e São Sebastião – Vigia e São Francisco Penitente – Igarapé-açu (3ª Distrito); São Damião de Bozzano – Tucuruí, Cristo Bom Pastor – Breu Branco; Frei Galvão – Marabá (4º Distrito), Núcleos: São Boaventura (Parauapebas) e Santa Isabel da Hungria (Bannach).




O Conselho atuante apresenta uma articulação completa da Equipe de Formação, com todos os serviços em atividade, apresentando também uma organização documental atualizada no serviço de Secretaria e uma comunicação frequente com as fraternidades locais. 




Comentários