Pular para o conteúdo principal

NOTA DE FALECIMENTO: FREI HERMANO SCHWARTBECK

 

Foto: Arquivo Custodial


Paz e bem! 

Na tarde deste domingo, 07 de abril de 2024, recebemos a notícia do falecimento de nosso amado Frei Hermano Schwartbeck. 

Ordem Franciscana Secular - Regional Norte 2 guarda sua memória e ensinamentos com muita gratidão e amor. Pois, sua generosidade em servir como conselheiro e Assistente Espiritual alcancou um luminoso testemunho em nossas vidas.

Capítulo Regional da OFS

Desde o ano de 2009, Frei Hermano estava de volta na sua província de origem, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Este ano, Frei Hermano completaria 82 anos, grande parte dos quais foi vivida entre a Prelazia de Óbidos (hoje Diocese), Diocese de Santarém (hoje Arquidiocese) e Arquidiocese de Belém.


Filho de Bernhard Schwartbeck e Hedwig Hulsbusch, nasceu em Gronau, Alemanha, em 29 de setembro de 1942, foi batizado em Gronau, Diocese de Munster, entrou na Ordem dos Frades Menores em 28 de abril de 1963, recebido no Noviciado pelo Ministro Provincial Frei Serafim Prein, OFM. Emitiu sua primeira profissão na Ordem dos Frades Menores pelas mãos do mesmo Frei Serafim, em 03 de maio de 1964. Em 31 de julho de 1969, emitiu sua profissão solene pelas mãos do Ministro Provincial Frei Martinho Limper, OFM. Em 1969, foi ordenado diácono, em Salvador, Bahia, e em 20 de dezembro de 1969, foi ordenado presbítero pelas mãos de Dom Eugênio Sales. Frei Hermano iniciou o seu ministério no Nordeste brasileiro, passando por vários lugares da Província Santo Antônio. A partir de 1985, Frei Hermano foi transferido para Alenquer, na então Prelazia de Óbidos. De 1985 até 1997, o confrade atuou em Alenquer, como vigário cooperador e pároco, bem como guardião da fraternidade local.  


Em todo o nosso Regional, por onde passou, Frei Hermano deixou marcas indeléveis nos corações e mentes de muitas pessoas no exercício de suas missões. Principalmente, na vida dos irmãos e irmãs da OFS, cujas Fraternidades assistia espiritualmente. Igualmente, na vida é missão da Família Franciscana.

Frei Carlos Pestana, OFM Cap e Frei Hermano, OFM. 

Em sua simplicidade e sabedoria, apesar das dificuldades de se comunicar na oralidade brasileira, este irmão marcou positivamente a vida de muitas pessoas, em muitos ambientes eclesiais. Deixa um testemunho edificante por sua autenticidade, pobreza evangélica, numa existência totalmente despojada de qualquer ambição pessoal.  

Encontro dos Assistentes Espirituais em Belém 

Ir. Vera, Fr. Wellington Buarque, Ir°. Victor e Fr. Claudison. 

Entre fevereiro de 2002 e o ano de 2007, Frei Hermano esteve na Casa Franciscana Maíra, continuando o seu ministério como assistente da OFS, assumindo o Comissariado da Terra Santa e como vigário paroquial. A partir de 2003, fez parte também do corpo de formadores da fraternidade local, como vice-mestre dos postulantes. Em 2008, foi transferido para Óbidos, onde assumiu as funções de vigário paroquial e assistente espiritual da OFS e JUFRA animando toda a Área Norte do Brasil. No Regional Norte 2, colaborou nos triênios: 2000, 2009, 2012, 2015. 

Assembleia da CFFB N2 - ANO 2013

Em 2009, retornou à sua Província de origem, passando a residir na Casa Nossa Senhora Rainha da Paz, que funcionava como procuradoria da Missão Tyriós. A Província de Santo Antônio mantinha uma fraternidade missionária entre os Tyriós e Frei Hermano trabalhou em Belém, por alguns anos, dando suporte aos confrades daquela missão, fazendo as compras de provisões e providenciando tudo o que se fazia necessário para apoiar os confrades que ficavam grande parte do tempo isolados do contato com o mundo exterior à missão. De todas estas missões que ele desenvolveu, este confrade revelava uma enorme capacidade de serviço, desempenhado sempre de forma muito humilde. 

Admissão de novos Formandos à OFS

Era um homem de oração fervorosa. E nunca deixava de insistir na necessidade de rezar mais. Sinal que se destaca muito na vida de que. busca autenticidade na vida consagrada franciscana, na vivência da pobreza, castidade e obediência, nestes tempos de relativismo em todas as dimensões da vida, também da vida consagrada.  

Coordenação da CFFB N2 (2013 - 2016)

Nosso querido Frei, agora descansa na Santa Paz, na luz Perpétua que o guiou na missão. Foram muitos verões, muitas primaveras, muitos invernos... Diversos episódios vividos na Verdade Alegria ensinada por São Francisco de Assis. Sabemos também que certamente havia muitos calos nos joelhos, cultivados pelas horas a fio diante do Santíssimo Sacramento acompanhado pela inspiração de Santa Clara. 

Visita Fraterno-Pastoral 

Sem oração, a missão é vazia... ele sempre nos ensinou que para viver a apostolicidade secular, um verdadeiro franciscano precisa cultivar a oração, encarnada no cotidiano com suas dores e alegrias. O Senhor lhe ensinou a contar bem seus dias e agora repousa o sono dos justos.

Frei recebe visita de Irmã Ailda e Ir. Alzira, OFS

Quanto a nós, guardaremos com terno carinho sua memória. Fraternismo que nos ensinou a viver em Família e nos areópagos do laicato.

Sua vida foi um louvor ao Senhor!
Frei Hermano vive inteiro em Deus! 


------------------------------------

Texto extraído de Frei Edilson Rocha, OFM  

Disponível em: https://franciscanosamazonia.org.br/nota-de-falecimento-frei-hermano-jose-schwartbeck-ofm/

Adaptação: Irmão Francisco Araújo, OFS

Comentários