Ocorreu entre os dias 10 e 11 de julho de 2025, em São José dos Campos/ SP, a Visita ao Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o evento foi idealizado pela Iniciativa Interreligiosa pelas Florestas Tropicais (IRI) que reuniu cerca de 40 lideranças da Amazônia Legal com o objetivo de contribuir para que as lideranças e comunidades religiosas possam aprofundar seus conhecimentos e atuação voltados para o cuidado com a Criação, com foco na preservação do equilíbrio climático, conservação e uso sustentável das florestas e na proteção dos direitos dos povos indígenas e demais comunidades tradicionais. E conta com o apoio da ONU/ PNUMA - Programa para o meio ambiente.
Para o irmão Francisco Araújo, o compromisso evangélico dos irmãos e irmãs do Carisma Francisclariano está intimamente ligado ao cuidado da criação como expressão do Fraternismo Universal. E a organização da IRI desempenha um excelente serviço neste contexto. O evento, por sua vez, revigorou a atuação das lideranças com tecnologias inovadoras e fortaleceu as parcerias das entidades envolvidas no campo da Justiça Social e Climática. Cuidar das Florestas é urgente!
Durante o evento, os participantes acessaram a momentos de formação a cerca de diversos temas ligados à Justiça Climática: Desastres Naturais, adaptação, revisão e planejamentos organizacional e sistema econômico, educação ambiental, floresta viva, Fraternidade e Ecologia Integral, Laudato Si, experiências tecnológicas de imersão amazônica, monitoramento espacial das mudanças climáticas e impactos ambientais (hidrológicos, geológicos, queimadas, desmatamento...). E ainda, filtros portáteis muito úteis para as regiões amazônicas que ainda sofrem com a falta de água potável. Bem como, o lançamento da campanha PELO DIREITO A RESPIRAR AR PURO E ACESSO À ÁGUA POTÁVEL.
Acesse os sites e saiba mais:
https://iribrasil.org/
https://educacao.cemaden.gov.br/
https://www.gov.br/inpe/pt-br
https://adaptabrasil.mcti.gov.br/
#IRI #IMERSAOCLIMATICA #
Comentários
Postar um comentário